Introdução: definição de costas rochosas
Ao contrário da vasta bibliografia existente para os litorais arenosos, a bibliografia para os litorais rochosos é relativamente escassa e baseia-se muito nos textos de Sunamura e também nos de Trenhaile. Isto acontece, a nosso ver, porque, num meio tão dinâmico como é a interface entre o mar e o continente, uma evolução rápida e espectacular parece ser mais atractiva do que uma evolução relativamente lenta, e onde os métodos de investigação têm que ser obrigatoriamente adequados a essa relativa lentidão de processos.
Factores a considerar na evolução das costas rochosas
Os factores a considerar na evolução das costas rochosas são, basicamente, a energia das ondas e o tipo de rocha. Porém, a energia da ondulação depende da quantidade de sedimentos que se sobrepõem ao substrato rochoso. Essa quantidade depende do balanço sedimentar de cada troço costeiro que depende, por sua vez:
· Do fornecimento de sedimentos de e para a plataforma continental;
· Da deriva litoral;
· Dos sedimentos trazidos pelos rios;
· Dos materiais resultantes da erosão das arribas.
Os sedimentos existentes sobre o substrato rochoso, por um lado contribuem para o seu desgaste, funcionando como abrasivos, mas, por outro, podem protegê-lo da acção das ondas. Porém quando a cobertura sedimentar é suficientemente espessa para impedir que a acção das ondas actue sobre o bedrock, estamos já na presença de uma praia.
Monday, April 16, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment